O que representa a foto acima? Muitos responderão que ela representa um simples olho mágico, apetrecho esse que nos ajuda a identificar quem está do outro lado da porta antes de abri-la. Para mim, representa muito mais que isso…
Representa todo o futuro que virá, de uma nova vida que ainda não está bem clara, que será construída dia a dia. Significa toda uma vida que ficou para trás, não como algo ruim que deve ser esquecido, mas como algo que permitiu a bagagem necessária para a construção dessa minha nova vida.
Mostra as conquistas de uma vida, e que elas levam tempo para acontecer e que sacrifícios são necessários para uma nova vida surgir. O que para alguns é um simples olho mágico, para mim, é uma das muitas pequenas conquistas de uma nova vida, feitas com sacrifícios meus e de mais ninguém.
Há um ano atrás, não tinha a mínima noção de quantas mudanças se realizariam dentro de mim. Não conseguia me enxergar tendo uma vida diferente da que levava, não achava que conseguiria ser diferente. Mas passo por passo, mais do que fazer o que era necessário para mudar de casa, fiz muitas coisas que mudaram a mim mesma.
Mudar de casa não é só mudar de lugar, é mudar de conceito, é mudar de jeito, encarar diferente o que estar por vir. Abandonar o velho e abraçar o novo que não se sabe bem o que é. Hoje sou uma nova pessoa, não consigo acreditar no quanto amadureci, quanto cresci em apenas um ano.
Muitos podem dizer que isso só se trata de bens materiais. Mas é muito mais que isso. Ter a minha casa me fez crescer internamente de uma forma que poucas outras vivências em minha vida haviam conseguido. Eu consegui me ver capaz de fazer as coisas por mim mesmo, desenvolvi ter uma auto confiança que nunca antes havia alcançado. Percebi que ajuda dos outros pode ser sim importante, mas que não dependo de ninguém para fazer as coisas acontecerem em minha vida. Percebi uma força grande em mim mesma, além do amor próprio.
Algumas coisas ficaram no meio do caminho é lógico. Toda mudança interna provoca mudanças externas, de atitudes para com o mundo e com os outros. Um relacionamento se foi no meio dessa mudança, mas era algo necessário, pois meu novo eu já não comportava as expectativas de um velho eu que esse relacionamento forçava.
Um olho mágico não tem quase nenhum valor material, um dos itens mais baratos de uma casa. Mas ele é bem simbólico para mim, pois me lembra tudo o que percorri para chegar no ponto que estou agora. É a “cereja do bolo” dessa mudança e mostra que estou a um passo de tornar realidade a minha nova vida, pois é um dos últimos itens que se coloca em uma casa. Na verdade, essa vida que já vem se construindo há quase um ano. Nenhuma mudança ocorre do dia para a noite. Eu não vou me mudar de casa agora; eu já estou me mudando de casa há quase um ano.
Caminho longo que chega ao fim para dar licença ao início de uma outra caminhada. Estou pronta para o começa dessa nova vida, esperando mais mudanças do meu eu.