Lendo outro dia o post de minha colega Luciana da disciplina de Tecnologias Interativas na educação, fiquei pensando em modelar sistemicamente o problema que é retratado. Abaixo é retratado o problema em uma animação:
Abaixo criei um pequeno modelo sobre o problema das nossas salas de aula.
E ai, o que vocês acham?
Nathalia, adorei a charge. Porém, no seu modelo, quando você diz "costume com aulas expositivas" se refere à quem? Acho que é o aluno, mas não está claro no diagrama.
Nathy
achei muito legal você abordar esse assunto… acontece em todas instituições de ensino. outro dia mesmo estava discutindo com uns professores a dificuldade dos alunos "confrontarem" os professores, eles consideram tudo que eles falam é verdade, e não conseguem (muitas vezes) criar argumentos contra. é importante essa reflexão e discussão!
Fernando,
Realmente acabei esquecendo de colocar no modelo "costume DO ALUNO com aulas expositivas".
Basicamente, o que eu quis dizer com isso é que muitos dos alunos já estão tão acostumados e acomodados com a situação de terem aulas expositivas que não tentam/querem mudar a situação. De certa forma, é muito cômodo sentar na carteira e esperar que o professor enfie tudo na sua cabeça e se você não aprender pode culpar alguém por isso. Poucos alunos se responsabilizam pelo seu real aprendizado.
Num modelo baseado em "uns fingem que ensinam e outros fingem que aprendem", a decoreba ganha força e chegamos no ponto do post anterior que fala da opinião do Feynman sobre o ensino brasileiro
Muito legal Nathy!
Achei bem completo o seu diagrama!
Se existirem professores que pensam igual ao professor da charge, eu tenho muito medo.
Os professores jamais deveriam sucumbir à decadência do ensino no nosso país, embora pressionados por todos os lados, de "cima" (diretoria, governo) e por "baixo" (alunos desinteressados ou com comportamento difícil).
O diagrama confere com minha experiência. Como mudar as expectativas e hábitos?